14 de ago. de 2011

12 passos para fazer musculação

Você, como a maioria das mulheres, provavelmente não sonha com um bíceps de 50 cm de diâmetro ou com pernas mais fortes do que as do seu amado. Mas nem por isso deveria fugir da sala de musculação.

Além de valorizar suas curvas - e deixá-las sexy no biquíni -, levantar peso tem uma vantagem imensa sobre inimigos femininos bastante conhecidos: a gordura, o estresse, as doenças do coração e o câncer.

Continua na dúvida? Listamos 12 razões para você trocar a cadeira do computador pelo banco de supino.



1. Você perderá 40% mais gordura.

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, dividiram pessoas em dieta em três grupos - o sedentário, o que fazia apenas exercícios aeróbios e o que seguia um treino aeróbio e de força. Todos perderam cerca de 9 kg, mas aqueles que praticaram musculação eliminaram quase 3 kg a mais de gordura do que os demais. Por quê?

A perda dos que fizeram musculação era constituída praticamente de gordura, enquanto os demais queimaram gordura e músculos. Menos massa muscular pode até baixar o ponteiro da balança, mas deixa você propensa a ganhar de volta o pneuzinho que perdeu.

Entretanto, se você puxa ferro e faz dieta, seus músculos recém-conquistados ficam protegidos e a queima de gordura se eleva.



2. Suas roupas vestirão melhor.

Dos 30 aos 50 anos, as mulheres estão propensas a perder 10% da massa muscular, e os músculos tendem a ser substituídos por gordura. Essa condição leva ao aumento do tamanho da cintura, já que 1 kg de gordura ocupa 18% mais espaço do que 1 kg de músculo.


3. Sua queima calórica aumentará.

Fazer musculação eleva a queima de calorias até quando seu bumbum está afundado no sofá. Isso porque, após cada treino de força, seus músculos precisam de energia para reparar as fibras lesionadas. "Até 24 horas depois do exercício, o organismo continua estimulando a musculatura a queimar gordura, o que mantém o metabolismo acelerado", explica Luciana Caetano, consultora de desenvolvimento da rede de academias Contours, no Ceará.



4. Você lidará melhor com o estresse.

Quem pratica exercícios apresenta menor nível de cortisol, hormônio liberado em resposta ao estresse. Ademais, em situações estressantes, a taxa de pressão arterial de pessoas com mais músculos volta ao normal mais rapidamente do que as de pessoas com pouca massa magra.



5. Você será mais feliz.

Nem só a ioga a deixa zen. Pesquisadores descobriram que mulheres que fizeram musculação três vezes por semana, durante seis meses, melhoraram sua pontuação ao medir os níveis de raiva e de humor.



6. Seus ossos ficarão fortes.
Conforme você envelhece, sua massa óssea se desmantela, o que aumenta suas chances de um dia sofrer uma fratura. Em quatro meses, um treino de força é capaz de aumentar a densidade óssea do quadril e os níveis de osteocalcina no sangue - um marcador de crescimento ósseo - em 19%. "Todos os exercícios que usam carga fortalecem o sistema osteomuscular, mas o mais eficaz é a musculação", diz Luciana Caetano.


7. Você vai entrar em forma rápido.

Uma série de musculação pode proporcionar benefícios cardiovasculares semelhantes àqueles gerados na prática do exercício aeróbio (como natação, corrida e bicicleta) - dessa forma, você economiza tempo sem sacrificar os resultados.



8. Seu coração ficará mais saudável.

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, descobriram que quem fazia três treinos com peso semanalmente, durante dois meses, tinha a pressão arterial diastólica diminuída em oito pontos. Isso é o suficiente para reduzir o risco de sofrer um derrame em 40% e de ser acometida por um ataque cardíaco em 15%. Além disso, a musculação reduz os níveis do colesterol e triglicérides.



9. Você será mais produtiva.

Levantar peso pode resultar em um aumento de salário. Pesquisadores descobriram que voluntários eram 15% mais produtivos no trabalho nos dias em que se exercitavam comparados aos dias que não olhavam para os halteres. Segundo o estudo, quando você malha, é possível terminar em 8 horas uma tarefa que normalmente exigiria 9 horas e 12 minutos de dedicação.


10. Sua vida será longa.

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul, nos EUA, revelaram que, quanto maior a força corporal, menores os riscos de morrer em decorrência de câncer e doenças cardiovasculares. Também descobriram que ser forte está associado a "uma sobrevivência excepcional", ou seja, viver até os 85 anos sem doenças sérias.



11. Você ficará mais inteligente.

Pesquisadores brasileiros descobriram que seis meses de trabalho muscular resultaram em melhor memória, raciocínio verbal e poder de atenção nos levantadores de peso.



12. Ficará mais fácil fazer dieta.

O exercício ajuda o cérebro a manter um plano de dieta. Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, estudaram 169 adultos com sobrepeso e descobriram que quem não seguiu um treino de 3 horas por semana ingeriu mais do que 1 500 calorias por dia.



fonte:mdemulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário